Mais Rigor

Os Beneficios Fiscais De Incentivo Ao Investimento Em Portugal

Os benefícios fiscais de incentivo ao investimento em Portugal

Atualizado a

No ordenamento jurídico português, é possível encontrar vários benefícios fiscais de incentivo ao investimento.

No entanto, como estão dispersos pelos múltiplos regimes fiscais existentes nem sempre se torna fácil a sua identificação. Pelo que, iremos em seguida apresentar alguns desses incentivos de uma forma mais sistemática.

Benefícios fiscais de Incentivos ao investimento em Portugal

Como resultado da crise financeira de 2008, os incentivos fiscais ao investimento ganharam, em Portugal, uma maior relevância. 

Estes incentivos visam sobretudo o fomento do investimento, nomeadamente do investimento estrangeiro, favorecendo o crescimento sustentável, a criação de emprego e a capitalização das empresas.

Por isso, a sua estabilidade ao longo do tempo é essencial. Até, porque, são um importante instrumento de política fiscal internacional.

Incentivos fiscais dirigidos às pessoas singulares

Relativamente aos regimes fiscais de incentivo ao investimento dirigidos às pessoas singulares, podem ser realçados os seguintes:

Incentivos fiscais dirigidos às empresas

Por outro lado, os seguintes regimes fiscais de incentivo ao investimento contêm benefícios fiscais para empresas:

Estes regimes integram o Código Fiscal do Investimento, que foi revisto pelo Decreto-Lei nº 162/2014, de 31 de outubro. Com a exceção do regime fiscal relativo à instalação de empresas em territórios do interior, que se encontra previsto no artigo 41º-B do Estatuto dos Benefícios Fiscais (benefício aprovado pela Lei nº 42/2016, de 28 de dezembro). 

Partilhar