Mais Rigor

5 Dicas Fundamentais Para Uma Vida Financeira Estavel

5 dicas fundamentais para uma vida financeira estável

Atualizado a

A dinâmica económica internacional tem tornado a vida financeira das famílias cada vez mais complexa, levando muitas pessoas ao sobre-endividamento por acumulação de créditos e a outras dificuldades económicas. Conheça as nossas 5 dicas para uma vida financeira mais estável.

Ao redor do mundo, a história repete-se: está cada vez mais complexa a gestão da vida financeira e a conquista da almejada estabilidade.
Muitas pessoas tentam adotar as melhores medidas para garantirem que fazem uma gestão eficiente do dinheiro e tentam até a sorte em espaços de renome, como jackpotcity casino, onde apelativos jogos cumprem o seu papel de entretenimento e abrem a porta para que a sorte traga, também, outro tipo de benefício.

Ainda que assim seja, o facto é que muitas famílias vivem permanentemente numa luta pelo equilíbrio do orçamento familiar, sendo que as despesas e gastos são frequentemente superiores aos rendimentos.
Vários movimentos e estratégias têm sido criados a pensar nisto, para ajudar as pessoas a responder às suas próprias dificuldades através de formas de organização concretas, que permitem uma melhor gestão e até a recuperação da saúde financeira.
Sabendo como é importante ter estas noções, apresentamos 5 dicas fundamentais para ter uma vida financeira mais equilibrada.

1. Crie um plano estruturado

Um plano verdadeiramente estruturado pode ser a chave para a organização financeira. Neste plano, deve constar toda a informação sobre as suas despesas mensais, os seus rendimentos e até mesmo os prazos para a entrega de documentos (como, por exemplo, a declaração de IRS).
Assim, não só conseguirá fazer uma melhor gestão do seu dinheiro, como evitará coimas e multas por incumprimento de obrigações tributárias.

2. Priorize

A definição de prioridades é fundamental para que possa pagar todas as suas contas e viver da melhor forma.
Dívidas, bens de primeira necessidade e pagamentos de serviços, por exemplo, devem ocupar um papel prioritário. Por outro lado, algumas despesas poderão ser supérfluas e eventualmente substituídas por alternativas gratuitas.

3. Conheça os movimentos mais recentes

Movimentos como FIRE (Financial Independence, Retire Early) baseiam-se na frugalidade e no minimalismo, como forma de atingir a independência financeira e conseguir a reforma antecipada.
Neste tipo de movimento, irá viver com o mínimo de luxo possível e investir ao máximo, para que o seu rendimento mensal seja superior às suas obrigações, mesmo sem precisar de trabalhar.

4. Consolide os seus créditos

Um dos maiores problemas da atualidade e que é amplamente impeditivo de uma vida financeira estável, é o sobre-endividamento por crédito.
Uma boa opção para quem convive com este problema é aglomerar os seus créditos num único crédito consolidado, sendo que, por norma, este tipo de crédito acaba por lhe dar uma única prestação mensal (em vez de várias), permitindo uma melhor organização. O valor desta mensalidade é também, por norma, bastante inferior ao montante da soma dos créditos que paga atualmente.

5. Poupe uma percentagem do seu rendimento

Para organizar melhor as suas finanças, procure garantir que mantém sempre um fundo de emergência para as situações inesperadas: a avaria do carro ou de um eletrodoméstico, obras imprevistas ou problemas de saúde.
O ideal será que retire mensalmente entre 10 e 20% do salário para um fundo de poupança.

Partilhar