Mais Rigor

O Autoconsumo Eletrico E As Suas Vantagens

O autoconsumo elétrico e as suas vantagens

Atualizado a

A consciência dos consumidores em relação ao uso de energias renováveis é cada vez maior, já que a informação existente e os benefícios que todos nós podemos obter pela sua utilização, também são cada vez mais. Consumir energia verde ou energia limpa é algo cada vez mais presente, tanto para poupar energia como para proteger o planeta. É aqui que falaremos sobre os painéis solares ou, por outras palavras, o autoconsumo elétrico. Sabe o que é?

O que é o autoconsumo elétrico?

O autoconsumo elétrico é o direito que temos de produzir e utilizar, total ou parcialmente, a energia necessária para o funcionamento correto das nossas casas, condomínios, empresas ou serviços públicos. Esta geração de energia elétrica para uso próprio pode ser realizada em paralelo com a rede elétrica comum e, sem necessidade de interromper o fornecimento de eletricidade, já o excedente de energia produzida pelos painéis solares, pode ser direcionada para a rede convencional. 

Posso instalar sistema de autoconsumo na minha casa?

Efetivamente todos os consumidores podem optar por instalar este sistema. A posição privilegiada de Portugal também oferece grandes vantagens, já que temos anualmente um número de horas de sol muito elevado.

Quais são os tipos de energia solar?

Existem várias classes ou tipos de energia solar que deve conhecer se quiser ser um produtor de energia solar. Daremos dois exemplos muito simples:

  • Energia Solar Fotovoltaica. Transforma os raios solares em eletricidade 100% ecológica usando os painéis solares. Pode ser mais ou menos eficiente de acordo com a época do ano e da temperatura. 
  • Energia solar térmica. Esta depende um pouco do tão conhecido efeito estufa. Ou seja, a luz solar é absorvida e transformada em energia térmica. É frequentemente usada para aquecimento, apesar de ter várias aplicações. Tal como acontece também com os os painéis fotovoltaicos, é aconselhável orientar os painéis térmicos para sul.

Vantagens da energia solar

Como já foi dito, a energia solar tem vindo a ganhar cada vez mais simpatizantes pois podem poupar na conta da energia ao mesmo tempo que cuidam do ambiente. Convém não esquecer que a produção de energia elétrica tem um grande impacto no planeta, e todos os motivos para evitar isso são válidos.

Na verdade existem várias vantagens no uso de ambos os tipos de energia. De uma forma resumida deixaremos aqui as principais vantagens da energia solar.

  • Manutenção fácil e barata. A manutenção dos painéis solares é barata e, acima de tudo, muito simples.
  • Portugal é um país muito adequado para apostar na energia solar. E isso deve-se ao elevado número de horas de sol no país.
  • O seu funcionamento é silencioso. Portanto, pode instalá-lo em sua casa sem nenhum problema. Este é sem dúvida mais um dos grandes benefícios do uso da energia solar.
  • Independência energética. Terá sempre energia para abastecer a sua casa. Não terá de contratar eletricidade com uma empresa de energia, nem burocracias, nem correr o risco de ter corte de luz ou falhas elétricas por avarias. 
  • O seu investimento compensa. Por norma, em 10 anos conseguirá alcançar todo o investimento. Começará a poupar desde o primeiro momento. A longo prazo é uma aposta lucrativa.
  • Os painéis solares têm uma vida útil de mais de vinte anos. Alguns chegam até aos quarenta. Mas claro, a partir da segunda década a sua eficiência pode diminuir.
  • Aumenta o valor do seu imóvel ou terreno. No momento de vender qualquer imóvel, é uma mais-valia ter um sistema de autoconsumo já que o preço irá aumentar. 
  • É uma energia renovável e limpa. Não polui durante seu processo de transformação, contribui para a proteção do meio ambiente e reduz a dependência de combustíveis fósseis.
  • A luz do sol é inesgotável. Se investir no autoconsumo, terá sempre à disposição a fonte de energia solar. 
  • Não depender do estrangeiro. Quanto menos energia for transformada no nosso país, menor será a dependência elétrica vinda de outros países.

Agora que já sabe um pouco mais como funcionam estes sistemas, e as vantagens que lhe podem oferecer, está nas suas mãos a decisão de implementar esta tecnologia que continuará em grande evolução. 

Partilhar