Mais Rigor

Teletrabalho No Inverno Consiga Conforto No Lar Sem Aumentar A Fatura Da Luz

Teletrabalho no inverno: consiga conforto no lar sem aumentar a fatura da luz

Atualizado a

A chegada do inverno e o frio que se tem sentido tem aumentado o uso do aquecimento nas nossas casas, sendo quase permanente já que grande parte de nós está em regime de teletrabalho. Esta modalidade mantém-nos a desempenhar os nossos compromissos profissionais no conforto da nossa casa, por muitas horas, sendo necessária uma fonte de calor que nos proporcione conforto e nos permita trabalhar de forma agradável. 

O que é certo é que ao estarmos mais tempo em casa, e mais ainda no inverno, a conta da luz pode aumentar causando grande impacto nas suas finanças. No entanto, saiba que pode evitar isso e que teletrabalhar não significa ter mais gastos.

Poupar na eletricidade enquanto trabalha em casa

Aproveitando a iluminação natural: Algo semelhante acontece com a iluminação nestes dias de inverno, em que devemos procurar a zona com maior iluminação natural possível, dependendo do nosso horário e da orientação da casa. O ideal aqui é que evite ao máximo acender a luz. Provavelmente ainda não haja muito sol pela manhã, sendo aqui que pode precisar de as manter ligadas por um curto espaço de tempo.

A temperatura de aquecimento: No caso de necessitar do aquecimento constantemente ligado, encontre uma temperatura que lhe permita alcançar o conforto em casa, sem ultrapassar os 21 graus, e agasalha-se com roupa quente. Saiba que com o aumento de um grau extra, o consumo de energia aumenta em 8%. Além disso, programar o sistema de aquecimento para ligar meia hora antes do início do dia nos ajudará a evitar a sensação de frio durante a primeira hora de trabalho. 

Outra opção que pode nos ajudar a poupar é substituir o uso permanente do aquecimento por outros dispositivos de aquecimento que nos ajudam a manter a divisão aquecida e podem ser ser apagados de forma intermitente.

Evite o consumo fantasma: assim que terminarmos o dia, não devemos apenas desligar os aparelhos, mas também retirá-los da ficha elétrica para evitar aquele stand-by que, a longo prazo, faz a conta da luz aumentar.

Manutenção para mais conforto: já imaginou estar a trabalhar com o aquecimento avariado? Ter os serviços de manutenção adequados é fundamental para estar preparado para qualquer imprevisto e resolvê-lo no menor tempo possível. 

Tarifas de energia elétrica adequadas ao seu consumo: Atualmente muitas das empresas já oferecem as tarifas bihorárias, que lhe permitem consumir energia a preços mais baixos, e em determinados horários. Este tipo de tarifas de forma geral são mais em conta à noite. Contacte com a empresa que detém o seu contrato e verifique as opções que tem. 

Pode solicitar apoio para encontrar as melhores ofertas de energia através do comparador da Selectra Portugal

Ajustar a potência contratada: principalmente no inverno usamos mais eletrodomésticos que no verão. É natural que agora necessitemos de mais potência, para conseguir os conseguir usar, juntamente com o aquecimento. Confirme a potência que tem contratada, pois muitas vezes a que se tem contratada é superior ao que realmente faz falta, e isso tem um custo. Quanto mais elevada for a potência da luz, mais terá de pagar. 

Use a iluminação LED: escurece mais cedo, o que significa que precisamos acender as luzes mais cedo e por mais tempo. Instalar luzes LED em casa marcará um antes e um depois. As lâmpadas LED consomem menos eletricidade, emitem menos calor do que as lâmpadas tradicionais, mas também têm uma vida útil superior. Podem alcançar mais de 50.000 horas. 

O mercado das tecnologias tem tido um crescimento e tem sido muito importante para facilitar a nossa vida quotidiana. Neste caso, a domótica acaba por ser uma excelente forma de poupar nos gastos domésticos, de ter uma casa mais sustentável pois ajuda a controlar os consumos de luz, gás, água e até combustível

No entanto, a maioria das pessoas opta por esta tecnologia para obter mais conforto e poupar dinheiro com os gastos. 

Estes sistemas permitem assim automatizar todos os aparelhos e dispositivos que tiver em casa: portas, janelas, eletrodomésticos, sistemas de rega, iluminação e muito mais.  Hoje em dia já é possível automatizar o que quiser sem grandes investimentos. O importante é que faça uma boa pesquisa de mercado, faça comparações e faça parte do mundo da domótica. Para beneficiar destes serviços basta que tenha uma cobertura de internet. 

Partilhar