Benefícios do teletrabalho para empresas e trabalhadores
Está comprovado que o teletrabalho traz muitos benefícios para o empregador e para o trabalhador, principalmente em termos de poupança de tempo e custos ou aumento de produtividade.
A flexibilidade laboral é uma questão que ainda não domina na maior parte dos países. No entanto, de acordo com especialistas, o teletrabalho será um dos métodos mais comuns num futuro não muito distante, e muito por consequência da própria pandemia que obrigou o mundo empresarial a novas mudanças.
Na verdade, cada vez mais empresas estão a permitir que os seus funcionários trabalhem a partir de casa. A poupança de custos e tempo e o aumento da produtividade são alguns dos benefícios que o teletrabalho oferece.
Hoje em dia e graças a todas as ferramentas tecnológicas de que dispomos, podemos realizar o nosso trabalho a partir de casa como se estivéssemos no escritório. Videoconferências, armazenamento de dados na cloud, serviços de mensagens instantâneas… As novas tecnologias tornam o trabalho em casa ou em qualquer outro lugar uma opção viável, que protege o planeta e beneficia economicamente empresas e trabalhadores.
Tem de trabalhar em casa? Estes são os benefícios do teletrabalho!
Aumento de produtividade. Muitos estudos confirmaram isso. O teletrabalho melhora o desempenho dos trabalhadores porque concentram toda a sua energia em fazer bem o seu trabalho, em vez de desperdiçá-la nas viagens de/e para a empresa. Com isso, aumenta a produtividade, aspecto que beneficia principalmente as empresas, mas também os próprios trabalhadores, que podem ter mais tempo para se reconciliar com a vida social e familiar, melhorando ao mesmo tempo o seu estado de ânimo e resultados.
Maior conciliação e flexibilidade entre vida pessoal e profissional. Se mora numa cidade grande é normal que demore bastante tempo para chegar à empresa. O tempo perdido na deslocação é um tempo que poderia ser aproveitado para a realização de outras tarefas. Além disso, ajuda o empregado a sentir menos cansaço. A trabalhar em casa, ganha-se tempo e o trabalhador pode ter mais tempo à sua disposição para aplicar no que quiser, como ir ao ginásio, conviver com a família ou até mesmo apostar em algum curso que melhore a sua formação.
Poupança de custos. É um dos principais benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa. No curto e no longo prazo, o trabalhador poupa o dinheiro que gasta com gasolina ou com o transporte público, com alimentação fora de casa e até a ter menos custos com a internet. Se atualmente passa quase todo o tempo em casa, não há necessidade de ter um pacote de internet tão caro, por isso pode reduzir aqui as tarifas de net móvel. Quando achar que é hora de voltar a ter um plano novo, opte por um tarifário ou plano de internet móvel ilimitada, pois assim não corre o risco de ficar sem internet e pagar mais por isso.
Já a empresa, por sua vez, pode ter instalações mais reduzidas e mais optimizadas. A isto vamos juntar a poupança nas contas de luz e água, por exemplo.
Redução da poluição ambiental. Um benefício, sem dúvida, social e pessoal. Pode imaginar a redução da poluição que ocorreria se o teletrabalho fosse estendido à maioria dos trabalhadores? Com o Home Office, ajudamos a proteger o meio ambiente, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, graças à redução dos gases poluentes causados pelos veículos.
Menos conflito na empresa. Passamos muito tempo na empresa e é muito normal haver atritos entre os colegas. O teletrabalho ajuda a reduzir os conflitos em grande medida e também contribui para reduzir o nível de stress.
Como pode ver, os benefícios do teletrabalho são tanto para as empresas como para os trabalhadores. E você também usufruiu do teletrabalho?