Site icon Mais Rigor

Mapa de Responsabilidades: como saber quanto deve aos Bancos?

Mapa De Responsabilidades Do Banco De Portugal O Que Deve Ao Banco

Photo by Tierra Mallorca on Unsplash

Os particulares e as empresas podem consultar os montantes por pagar dos seus créditos bancários através do Mapa de Responsabilidades de Crédito disponibilizado pelo Banco de Portugal.

De facto, o Banco de Portugal centraliza a informação das instituições financeiras sobre as operações de créditos numa base de dados designada de Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), conforme determina o Decreto-Lei n.º 204/2008, de 14 de outubro.

A informação é agregada de acordo com o regulamento do Banco de Portugal (Instrução n.º 17/2018) para que as instituições financeiras possam avaliar o risco de concessão de crédito de cada cliente, ficando estes com o direito de acesso à informação que lhe diga respeito.

Nota: a informação é da exclusiva responsabilidade das instituições financeiras e, portanto, só elas podem proceder a alterações ou retificações ao seu conteúdo. 

Como obter o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

O acesso ao Mapa de Responsabilidades de Crédito é gratuito e está disponível no sítio da Internet do Banco de Portugal, logo após a indicação do ano e mês de referência.

Em seguida, a autenticação realiza-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças (NIF e senha de acesso) ou com o Cartão do Cidadão (faculdade disponível para os particulares).

Em alternativa, o pedido pode efetuar-se presencialmente nos postos de atendimento ao público do Banco de Portugal, ou então por correio.

Qual a informação incluída?

O Mapa de Responsabilidades de Crédito contém informação sobre as declarações de insolvência e sobre as responsabilidades de crédito efetivas assumidas, como por exemplo:

Assim como, as responsabilidades de crédito potenciais que representem compromissos irrevogáveis:

Como interpretar o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

No cabeçalho do Mapa de Responsabilidades de Crédito consta a identificação do titular (nome e NIF) e a data de referência.

No final inclui um resumo das responsabilidades de crédito, que se encontram descritas individualmente nas páginas anteriores por contrato e por instituição financeira. O detalhe de cada contrato contém a seguinte informação:

Exit mobile version